O ano de 2023 já começou na Indústria Marítima! E começa agitado com os planos, resoluções e regulamentos que já vêm sendo trabalhados pela IMO desde 2011 no assunto de descarbonização da comunidade marítima global. Este ano entraremos em mais uma nova fase!
Navios também consomem muita energia através da queima de toneladas e toneladas de combustivel. Então desde 2011 a IMO vem implementando regulamentos, resoluções e adequações para que os navios tenham uma performance energética melhor, consumindo menos combustível e consequentemente poluindo menos, com menos emissões de CO2 na atmosfera.
De forma simples, vou listar estas iniciativas e separar em 3 grandes abordagens da IMO:
1 – Uma abordagem técnica: EEXI Energy Efficiency Existing Ship Index (ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE NAVIOS EXISTENTES). O EEXI faz parte da abordagem metodológica da IMO para melhorar a eficiência operacional dos navios atuais. Com o foco em atender aos objetivos de redução dos gases de efeito estufa(GEE) e desejavelmente tornar o transporte marítimo neutro em carbono até 2050.
2 – Uma abordagem operacional: SEEMP Ship Energy Efficiency Management Plan (Plano de Gerenciamento de Eficiência Energética do Navio). Este Plano descreve um método viável para rastrear o desempenho da eficiência do navio e da frota de forma contínua, bem como apresenta estratégias a serem exploradas ao tentar melhorar o desempenho dos navios já existentes. Neste plano deve conter:
Especificações do navio, medidas e iniciativas de Eficiência Energética, uma visão aprofundada das tecnologias de monitoramento, dados que podem ser lidos e medidos. Quais metodologias e métodos para relatar dados de consumo de óleo combustível à Administração da bandeira do navio ou à sociedade classificadora do navio. Deve conter também o método de cálculo do consumo de óleo combustível, distância percorrida, número de horas navegadas e envio dos dados à Administração da bandeira.
3 – Um indicador prático: CII Carbon Intensity Indicator (Indicador de Intensidade de Carbono). Trata-se de um indicador, que podemos até chamar de “selo”, onde atestam um grau de eficiência sobre o quão eficiente é o transporte daquele navio, sendo o grau de A a E onde A é a classificação mais alta possível e E é a mais pobre. E o cálculo desse indicador varia conforme tipo do navio, peso do navio, quantidade de combustível consumido, quantidade de CO2 emitida, milhas navegadas e outras variáveis conforme cada segmento na navegação.
Para estas 3 abordagens da IMO, neste ano de 2023 os armadores que buscam tecnologias para auxílio no controle da frota já saem na frente e se antecipam aos futuros regulamentos que irão cada vez mais se tornar ponto chave de sucesso nos fretes, contratos de médio e longo prazo, vistorias, ser um armador desejado por clientes finais que escolhem um transporte marítimo mais limpo! Para estas dores e necessidades, temos o IotLog®. Uma plataforma online de monitoramento de ativos marítimos desenvolvida pela bykonz. Nela é possível acompanhar as principais variáveis de consumo, viagens, dados de equipamentos, tudo isso em um único local de forma ágil, rápida e confiável através da telemetria e tecnologia 4.0. Desta forma dispensando o uso de planilhas, ligações telefônicas e troca de e-mails!
O ano de 2023 já começou e se quiser sair na frente em atendimento às diretrizes da IMO, pode entrar em contato em nossa página oficial bykonz para saber mais!