Atualmente ter uma boa gestão da frota de navios dentro de uma companhia é um assunto extremamente relevante pois exige muita responsabilidade e alta disponibilidade do staff dedicado a este assunto, seja em terra ou no mar. Evitar o aumento dos custos variáveis do modal marítimo e ter uma frota 99,9% disponível só é possível se houver uma gestão e um monitoramento eficiente.
Mas como tornar esta atividade bem sucedida em meio a vários relatórios via e-mail, planilhas, acompanhamento via ligações telefônicas diárias, dificuldade de comunicação entre terra e mar e demandas descentralizadas?
Para solucionar esses problemas, é indispensável que o armador faça o uso da tecnologia de comunicação remota, mais conhecida como telemetria.
Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações. A palavra é de origem Grega onde tele = remoto e metron = medição.
É um sistema de monitoramento com diversas aplicações, muito falada nas corridas como Fórmula 1, utilizada em grande escala no modal rodoviário e agora chegando cada vez mais forte no modal marítimo, como diferencial competitivo.
E para dar sentido a todo este mar de oportunidades que o recurso nos traz, vamos listar abaixo 5 motivos pelo qual armadores usam telemetria nos navios:
1 – Análise do consumo de combustível e equipamentos:
Através da telemetria é possível saber a leitura dos dados de combustível e dados dos equipamentos embarcados, agregando ainda mais análise de consumo, manutenções preditivas e preventivas e ajuda a dispensar o uso de e-mails, planilhas e ligações telefônicas.
2 – Benchmarking Interno e Perfil de Condução/Operação do navio:
Com a telemetria sendo utilizado por determinado período de tempo, todas as variáveis e dados de máquinas coletados sempre estarão a disposição para uma consulta rápida, um estudo detalhado e até mesmo um comparativo interno da frota para tomada ágil de decisão referente a um determinado navio. Assim como, também é possível entender o perfil de condução e operação durante um período.
3 – Acesso fácil em qualquer lugar:
Uma vez conectado a internet, seja em um navegador web, celular ou whatsapp é possível consultar os dados da telemetria do navio.
4 – Telemetria para auxílio à investigação de quase acidentes e acidentes da navegação:
Você sabia que os dados coletados podem ficar armazenados por até 5 anos ou mais dependendo do tamanho do servidor de hospedagem ou do serviço contratado? Desta forma, o grupo de estudo, peritos, vistoriadores, seguradoras e outros agentes envolvidos podem fazer uso para saber quais variáveis levaram à um determinado evento.
5 – Integração com demais sistemas:
Dê voz aos dados! Uma vez coletados, os dados de telemetria também podem ser integrados à outras plataformas através de uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação)
Agora que você conheceu os 5 motivos pelo qual armadores bem sucedidos usam telemetria, qual tal embarcar junto com o IoT Log? Nossa plataforma online de monitoramento de ativos marítimos! Disponível na versão web, mobile e no nosso assistente virtual KonzBot! Conectamos seus dados embarcados para uma gestão mais eficiente e prática!
Saiba mais sobre a Bykonz em https://www.bykonz.com/ ou fale conosco em [email protected] e solicite sua demonstração!
Texto publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/pulse/5-motivos-para-usar-telemetria-na-gest%25C3%25A3o-de-frota-navios-bykonz/?trackingId=Qpy1WWWbzx3bamE3ckmHLQ%3D%3D